Dicas, Notícias

Forno a lenha: como funciona, vantagens e dicas.

O gostinho de uma pizza assada em forno à lenha é inconfundível e incomparável. Mas não é só de pizza que sobrevive um forno à lenha. Com ele também é possível assar diferentes tipos de pães, carnes e outras receitas de dar água na boca.

E o melhor disso tudo é que você não precisa ir a um restaurante toda vez que quiser desfrutar de uma refeição com cara (e gosto) de comida de interior. Para isso basta ter um forno a lenha em casa. Já pensou nisso? Se essa ideia anda rondando sua cabeça, esse post vai te ajudar – e muito.

Aqui, você vai encontrar todas as informações que precisa para ter o seu próprio forno a lenha, confira:

Como funciona o forno a lenha e do que é feito

O forno a lenha é um tipo de forno – um dos mais antigos usados pelo homem – construído com tijolos refratários. Esse tipo de tijolo tem a característica de isolar e distribuir o calor dentro do forno que pode facilmente chegar a marca dos 500º C.

O formato de iglu é o mais comum desse tipo de forno, uma vez que ele distribui o calor de modo mais homogêneo, fazendo com o que o alimento asse por igual.

Para ter acesso ao forno é importante contar com um arco com abertura que varia entre 15 e 25 cm. O calor gerado no interior do forno é dissipado por meio da chaminé, essa por sua vez deve ter entre 20 e 30 cm e ficar localizada no topo do forno.

Vantagens e desvantagens de um forno a lenha

O sabor e a textura dos alimentos assados em forno a lenha são a principal vantagem desse tipo de forno em comparação com os fornos tradicionais com funcionamento a gás ou energia elétrica. Com o forno a lenha, os alimentos preservam a maciez e suculência interna, apesar de criarem uma camada crocante por fora.

A lenha usada no forno a lenha, que pode muitas vezes ser encontrada livremente, é outro fator de vantagem para o forno a lenha. Isso porque o forno a lenha permanece aquecido por mais tempo gerando economia.

Outro fator positivo do forno a lenha é a estética que ele agrega no ambiente, deixando os espaços mais convidativos, acolhedores e bonitos.

Contudo, nem sempre o forno a lenha é só vantagens. O modelo apresenta algumas desvantagens que podem te fazer desistir dessa ideia. A primeira que podemos citar é o espaço. O forno a lenha precisa de uma área maior para ser construído, ao contrário dos fornos convencionais que costumam se encaixar em espaços menores, ou seja, se você mora em uma casa pequena, o forno a lenha pode se tornar inviável.

Outra desvantagem é a dificuldade de limpeza. O forno a lenha é mais trabalhoso de limpar e exige que você espere o resfriamento completo antes de iniciar o processo. Vale ainda citar que o forno a lenha gera CO2 na atmosfera, causando danos ao meio ambiente.

Tipos e modelos de forno a lenha

Hoje em dia no mercado é possível encontrar diferentes tipos de forno a lenha que variam tanto na estrutura, quanto na aparência. No que diz respeito a estrutura podemos citar três tipos principais: o forno a lenha convencional – o mais comum encontrado por aí – o forno a lenha convecção – possui uma ventoinha interna para uniformizar a distribuição do calor – e o forno a lenha combinado – esse modelo permite assar os alimentos de modo seco ou com a adição de vapores e umidade. 

Agora confira os principais modelos de forno a lenha:

Forno a lenha de tijolos

Esse é o modelo clássico e mais procurado de todos. O forno a lenha feito com tijolos garante aquele toque rústico e acolhedor em casa.

Forno a lenha de ferro

O forno a lenha de ferro é outra opção bastante procurada e que imprime um ar retrô com muito estilo ao espaço.

Forno a lenha revestido

Para quem prefere algo mais personalizado, pode investir no forno a lenha revestido com cerâmica. Aqui, a criatividade não tem limite e você pode abusar de cores, formas e estampas para decorar o seu forno.

Fogão com forno a lenha

Para quem tem espaço sobrando vale muito a pena apostar no conjunto fogão com forno a lenha ou, ainda, uma churrasqueira com forno a lenha. Dessa forma, as possibilidades gastronômicas aumentam consideravelmente. 

Como limpar forno a lenha

A limpeza do forno a lenha apesar de ser um pouco trabalhosa é simples. Para limpa-lo é importante esperar o resfriamento completo. Nunca jogue água no forno com a intenção de esfriá-lo mais rapidamente, isso pode causar danos em sua estrutura.

Com o forno frio pegue uma vassoura, escova ou espanador e comece a retirar o excesso de resíduos e sobras de lenha. É importante mencionar aqui que esses artefatos de limpeza devem ser usados exclusivamente no forno para que não haja contaminação.

Não utilize produtos químicos como detergente, alvejante, desinfetantes ou desengordurantes dentro do forno a lenha. Esses produtos podem contaminar o forno, prejudicar a queima da lenha e alterar o gosto e aroma dos alimentos.

Cuidados com o forno a lenha

  • Não use objetos cortantes ou pontiagudos no interior do forno, eles podem causar danos ao piso e prejudicar a funcionalidade do forno.
  • Use sempre lenha de boa qualidade e procedência no forno a lenha, dando preferencia a madeiras de reflorestamento.
  • A pessoa que estiver operando o forno deve manter uma certa distância do arco e sempre utilizar pás.
  • Acenda o forno a lenha pelo centro. Conforme a chama for aumentando, vá inserindo mais lenha nas laterais e atrás do forno. Aguarde o fogo liberar as labaredas mais fortes e insira mais um pouco de lenha. Quando a fuligem peta no teto do forno começar a embranquecer é sinal que o forno atingiu a temperatura ideal e já está pronto para receber os alimentos.

 

 

Fonte: https://www.decorfacil.com/forno-a-lenha/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *